Canal de Energia do Baço-Pâncreas

Canal de Energia Principal do Baço

O Canal de Energia Principal do baço recebe a energia dos alimentos oriundas do Estômago e as envia ao Pulmão, onde a energia dos alimentos se junta à Energia do Céu e são enviadas ao coração. O baço controla a transformação da Energia e o estômago controla o recebimento. Tem energia centrípeta, que se inicia na extremidade do hálux (1º dedo do pé ou ainda, o primeiro pododáctilo), onde recebe a energia do canal do estômago; passa pela lateral interna do pé, na linha de mudança de cor da pele; sobe pela frente do maléolo interno; segue pela tíbia; cruza os canais do Rim e do Fígado, seguindo entre estes; sobe pelo centro da coxa; cruza a região inguinal; entra no abdome; segue paralelo a linha mediana, em direção ao mamilo; sobe, entrando no diafragma; vai à região torácica, abaixo da linha da mama; se desloca lateralmente e continua a subir em direção à axila, até a altura do segundo espaço intercostal, de onde descende e termina abaixo da axila, onde a energia penetra o canal do Coração.

Da região inguinal, um ramo desvia-se em direção à região central do baixo ventre; sobe ao intestino grosso e retorna à linha principal; sobe e desvia-se novamente para a superfície abdominal, onde entra no Baço e conecta-se ao estômago. Do estômago saem dois ramos: um para o Esôfago, cruzando o Diafragma e alcançando a raiz da língua, onde se espalha na superfície inferior; outro ramo, cruzando, também, o Diafragma, sobe e se liga ao Coração.

Canal de Conexão do Baço

O Canal de Conexão do Baço inicia-se na depressão óssea distal a baixo do metatarso do dedão do pé, BP4, na linha de mudança de cor da pele.

Canal de Conexão Longitudinal

Sobe e conecta-se ao Canal do Estômago; penetra o abdômen e conecta-se com os Intestinos e Estômago.

Canal de conexão Transversal do Baço

O Canal de Conexão Transversal dirige-se para o ponto mais alto do dorso do pé, entre os tendões dos músculos extensor longo do hálux e extensor longo dos dedos. Muda de polaridade ao se conectar ao canal de seu acoplado.

 

 Canal Divergente do Baço

 Ramifica-se do canal Principal no meio da coxa anterior; segue unido ao Canal de conexão do Estômago até a garganta, penetrando na língua.