Astrologia chinesa

Personalidade

Astrologia chinesa

Personalidade

Sob a influência do Céu Júpiter é

determinante sobre a personalidade madeira; Marte sobre a personalidade fogo; Saturno sobre a personalidade terra; Vênus sobre a personalidade metal; e  Mercúrio sobre a personalidade água.

A análise característica de uma

personalidade pode ocorrer de muitas

formas, haja visto que na natureza nada se cria, tudo é uma transformação do elemento primordial. 

Não há na Natureza um modo único de agir; há muitos modos de caracterizar as diferenças com relação à constituição física e as diferentes maneiras de se tratar cada tipo de temperamento.

Não esqueçamos! Rótulos de personalidades são guias que não devem ser generalizados, pois além de não existirem dois seres humanos exatamente iguais, as características de uma personalidade se combinam, se misturam, sob as influências energéticas do Céu da Terra. Por isso, em astrologia, encontramos o zodíaco principal seguido de seus ascendentes, ou seja, a Individualidade, a Personalidade e a Subpersonalidade. O nosso objetivo maior é levar essa Personalidade a se comportar socialmente como o tipo “ideal” de homem: homens espirituais, sábios e virtuosos; homens que sabem mesclar as qualidades Yin e Yang de seu comportamento, se adaptando de acordo com as diferentes situações, sejam elas favoráveis ou não.

Também não importa como se busca esta percepção, seja utilizando a teoria dos Cinco Elementos, a teoria da polaridade Yin Yang, o tratamento pelos semelhantes da homeopatia, dos opostos da terapia Floral, etc. O que se busca é tornar o indivíduo adaptável, que consegue integrar-se às constantes mudanças do universo.

Essas classificações são somente ferramentas que podem ser bem utilizadas sem generalizar os sinais característicos do homem, visto que o êxito de um tratamento (método) depende muito do Terapeuta.

ÁGUA - Planeta Mercúrio

É fluido e como tal sabe adaptar-se a qualquer forma e circunstância, e assim supera obstáculos sem contrariedade. É o espírito sensível, comunicativo, intuitivo, interativo e com vontade firme. É persuasivo e flexível, por isso simpático. Fora de qualquer destes estados, estará em desarmonia. Quem nasce sob a influência desse Elemento tem tendência a ser inconstante, indiferente e inseguro.

MADEIRA - Planeta Júpiter

Determinação, Autoconfiança, Criatividade, Crescimento. É de natureza expansiva e cooperativa. Renovação, Generosidade, Idealismo, Diversidade, Praticidade e adaptável. A primavera é o elemento criativo e de crescimento da Natureza, é o astral de pessoas fortes, empreendedoras, adaptáveis, práticas e de moral elevada. Sabem o valor intrínseco das coisas e seus interesses são variados. Como um general, tem a habilidade de convencer e direcionar a massa. Sabe distribuir e diversificar em muitas áreas do conhecimento, porém, em desequilíbrio, tende a querer mais do que pode e a não terminar o que começou. Quem nasce sob a influência do elemento Madeira é criativo, expansivo e inovador. É cooperativo, generoso e idealista. É versátil e prático. Por vezes, precisa de apoio para alcançar o objetivo. Tem tendência à insatisfação, dispersão, egoísmo e inconstância.

Alguns autores consideram que Madeira Governa Tigre, Coelho e Dragão. Nós, porém, somos adeptos da harmonia astral, onde os ciclos da natureza não apresentam discordâncias, de modo que o ciclo energético deve ser concorde com o ciclo dos astros.

Madeira Governando Tigre e Coelho, apesar de ser uma contra dominância energética, pode ser encontrada em casos em que há predominância psicológica do subconsciente da Hum sobre o consciente Po, principalmente nas pessoas que deixam o egoísmo e o materialismo da Po se permitindo voar,  que é o sonho da Po; e se controla todo o seu pensamento Yi, o elemento madeira controla em paralelo o Dragão que há em si. Em resumo, essa contra dominância é uma superdominância sem transtornos energéticos; é um sinal de evolução de seu portador.

FOGO - Planeta Marte

Relacionamentos, Paixão, Inspiração, Criatividade, Movimento, Inovação, Improviso, Liderança, Confiança, Compaixão, Originalidade, Extroversão.

As pessoas nascidas num ano governado pelo elemento fogo indicarão qualidades acima da média da liderança; são decisivas e certas disso. São ativos, aventureiros, abertos a novas ideias e dominam com criatividade e originalidade. Assumem os riscos sem temor e não gostam da inércia existente na falta de novos horizontes.

Quando desequilibrado, se manifesta a Agressividade, o Descontrole emocional, o Exagero, Hiperatividade, Radicalismo e a Impulsividade.

METAL - Planeta Vênus

Individualista, Autossuficiente, Determinado, Rígido, Intelectual, Obstinado, Introspectivo e Egocêntrico. Só aceita ajuda se ele mesmo a solicitar. Tem bom gosto e ganância. Em desequilíbrio, é teimoso, intransigente, melancólico e solitário. Quem nasce sob a influência do elemento Metal se considera autossuficiente, determinado, concentrado, forte, ambicioso e perseverante. Tem tendência a ser individualista, inflexível, melancólico e irracional.

TERRA - Planeta Saturno

Equilíbrio, paciência, harmonia, Estabilidade, Segurança, Sapiência, Solidez, Prudência, Seriedade, Objetividade, Conservação, Organização, Calculista, Planejador e Administrador eficaz. Em desequilíbrio, se apresenta lento, excessivamente cauteloso, sem criatividade e rotineiro. Terra não governa nem controla nenhuma estação do ano, planetas, cores, animal, pois ela é o elemento de equilíbrio central de todos os elementos. Quem nasce sob a influência do elemento Terra é equilibrado, estável, seguro, pragmático, organizado, prudente, sério, objetivo e conservador. Tem tendência a ser devagar e cauteloso. Não costuma ser criativo e gosta de rotina.