Astrologia chinesa

No princípio não havia ainda nem ordem moral nem ordem social. Os homens conheciam apenas suas mães, não seus pais. Quando famintos, procuravam alimentos; quando saciados, jogavam fora os restos. Devoravam seus alimentos com pele e pelos, bebiam sangue, cobriam-se de couro e de juncos. Chegou, então, Fu Hsi, levantou os olhos e contemplou as imagens no céu, abaixou os olhos e contemplou os eventos na terra. Ele uniu o homem à mulher, organizou os cinco estados de mutação e estabeleceu as leis da humanidade. Ele traçou os oito trigramas para governar o mundo. (I CHING)

Rato_edited.png
Boi_edited.png
Coelho_edited.png

Reza a lenda que Buda, para comemorar o ano novo, convocou todos os animais para a celebração, porém somente 12 responderam ao chamado. Observe que as semelhanças na Natureza não são coincidências. Buda premiou os presentes atribuindo a cada um deles um número do mês pela sua ordem de chegada: o Rato foi o primeiro a chegar, e ele é o primeiro signo do Horóscopo Chinês; depois chegou o Boi, depois o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, o Galo, o Cão e, finalmente, o Porco. Para além dos signos chineses, cada ano tem também a influência de um dos cinco Movimentos que os Chineses consideram: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.

Conhecemos os Métodos e as Regras do Céu e da Terra respectivamente, mas como identificar em nós mesmos os Arquétipos das Leis, os canais que precisam ser ativados, os rios que necessitam de água?

Sob a influência do planeta Terra, a personalidade pode ser um dos animais do zodíaco: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão ou Porco.

Para nós ocidentais, a astrologia é uma pseudociência que se utiliza de um mapa astral com a posição dos astros e dos signos do zodíaco em relação à Terra no momento do nascimento de uma determinada pessoa. Para o astrólogo, as posições relativas dos corpos celestes trazem informações sobre a personalidade e as relações pessoais e interpessoais humanas. Então, de acordo com a astrologia cabalística, a posição dos astros no momento em que nascemos influencia nossa maneira de ser, sendo útil na análise e compreensão de nossa característica pessoal e possíveis previsões de acontecimentos futuros.

O imperador Fu Xi observando as enchentes nos rios da china e Jung ao traduzir os canais da mente como rios secos, foram cada um no seu campo de pesquisa, inspirados, intuídos a nos revelar os quadros de excessos e deficiência nos canais de energia corporal.

Quando um canal se encontra pleno de energia, seus pontos ficam abertos. Ao contrário, quando estão vazios, seus pontos represam ou se fecham.

As energias do corpo humano obedecem às Leis do Planeta. Seu potencial varia com a distância do ponto à fonte. Energias Yin nascem no tórax e energias Yang nascem nas extremidades. Porém, a geração de energia corpórea acontece no interior, nos órgãos. Desse modo, os pontos das extremidades do corpo, ou seja, pontos mais distantes do centro do corpo possuem maior cota de energia potencial, esses pontos são conhecidos milenarmente como pontos shu antigos.

Ponto Aberto é o ponto shu antigo que recebeu o impacto das energias celestes e terrestres em cada hora do dia do nascimento. Pode-se calcular o ponto Shu ativo com o dia e com a hora de nascimento, determinando o ciclo de Ramos, que lhe mostrará os picos de energia durante o dia o nascimento.

Rato

Social: Criativo, ambicioso, bondoso e ponderado nos gastos. Extremamente ligado à família, adora

crianças, é curioso e gosta de estar bem informado. É franco, honesto, altamente extrovertido,

popular e inquieto. 

Familiar: de vez em quando a rotina desestimula seu poder de imaginação, o que o leva a atos de infidelidades.

Pessoal: vaidoso, aprecia frequentar os locais da moda. Franco apaixonado e sentimental, é muito fogoso e imaginativo.

Intimidade: livre, ansioso e infiel. Detesta rotina; é inconstante e superficial com tendência para os vícios (jogos e negócios escusos).

Boi

É forte, robusto, teimoso, muito inteligente, bem informado, disciplinado, organizado, perfeccionista,

leal e ponderado.

Social:  é cuidadoso e apegado às tradições e aos valores morais. Aprecia obras de arte, o que é bom e prazeroso na vida.

Familiar: seu apego leva-o a crer que relacionamentos são eternos; isso, na família, torna-o dedicado e atencioso.

Pessoal: sua sensualidade e sentimentalismo o deixa frequentemente apaixonado, porém se fecha nas manifestações de carinho e esconde suas emoções, ocultando a sua necessidade de autoafirmação e sua carência afetiva, que ele teima em negar. Na cama, se dedica inteiramente ao prazer de sua companheira.

Em desequilíbrio, torna-se mesquinho, avarento, irritadiço, calculista, vingativo, sarcástico, zombeteiro e cruel.

Intimidade: na vida, ele busca a solidez.  Por isso, trabalha nesse sentido durante sua juventude, para colher na maturidade a segurança de que precisa; nos aspectos emocionais, faz isso com tal apego e dedicação, que na maior parte das vezes deixa de viver o presente.

Tigre

O Tigre adora estar entre pessoas que o estimulem o perfeccionismo para se exibir.

Social: é corajoso, competitivo e admirado por todos. Com uma forte vocação humanitária

vive à procura de desafios.

Familiar: romântico, sensível e encantador, passa a vida a apaixonar-se e por isso os romances são de curta duração. Fascinado por novidades, está constantemente querendo mudar as coisas e as pessoas ao seu redor. Isso provoca alguns conflitos nos relacionamentos, principalmente com o sexo oposto.

Pessoal: líder nato é sempre reconhecido por onde passa. Sua segurança e altivez são impossíveis de ignorar.

No campo amoroso, o sexo é visto como um complemento, nunca como uma prioridade em si mesmo. Tentando impor suas ideias, o Tigre acaba complicando seus relacionamentos, por não ceder ou fazer a sua parte. Uma de suas grandes virtudes, no entanto, é a capacidade de percepção aguçada, que o faz reconhecer suas próprias falhas e assumir a postura correta, desde que devidamente convencido disso.

Intimidade: adora ser o centro das atenções, o chefe, reconhecido e admirado pelos outros. Detesta rotina. Seus padrões são inatingíveis e isso gera a incapacidade para terminar o que começou. Preguiça, vícios e inconstância quanto as suas aspirações e desejos na vida podem lhe prejudicar.

Coelho

Tímido, responsável, impulsivo e espiritualizado. Fisicamente é fraco, mas mesmo assim pode partir

para cima em defesa de um injustiçado. Sob a influência de uma pessoa forte, que o obrigue a se

posicionar com mais firmeza diante da vida, pode revelar seu interior rico e extremamente sensível ao

artístico e ao belo. As mulheres aparentemente dependentes e indecisas, são muito mais hábeis que os homens para enfrentar a vida.

Social: coelho precisa estar sempre acompanhado, e por isso estabelece laços muito fortes com os amigos e com a família. Se solta em viagens e no trabalho.

Familiar: no amor é meigo, delicado e sentimental. Cortejador, também gosta de ser cortejado. Sua timidez pode levá-lo a se entregar e se anular. É passivo e acanhado. Seu senso de justiça pode levá-lo à infidelidade como manifestação de revolta.

Pessoal: possui um grande senso de justiça. É muito exigente, respeitador das leis e amante da paz. No trabalho, é detalhista e minucioso, nunca deixa uma tarefa inacabada. Por ser tímido, tem problemas de entrosamento e por isso tem necessidade de um amigo ou patrão compreensivo para nele estimular alguma ambição.

Intimidade: introvertido, evitando sempre qualquer tipo de confronto, porém se sentir que alguém mais desfavorecido está a ser injustiçado, sai em defesa dessa pessoa, mostrando toda a sua impetuosidade. Intuitivo, é capaz de antever determinadas situações e normalmente é muito perspicaz nos julgamentos, qualquer que seja o assunto ou situação. Com uma inteligência notável, possui uma vasta cultura geral, e como é muito intelectual, adora passar horas a conversar e a trocar ideias acerca dos mais variados assuntos.

Dragão

Egocêntrico, atraente, temperamental, violento, inteligente, bondoso, aventureiro, corajoso,

confiante e sonhador.

Social: empreendedor por natureza, adora desafios. São pessoas de sucesso, protetor da

família e

é popular entre os amigos.

Familiar: é aventureiro e extremamente sedutor, movido pela paixão. O sexo é muito importante. Seu caráter íntimo e sua autoconfiança o torna sexualmente ativo e com tendência à dominação. A mulher de Dragão, na cama, domina qualquer um de personalidade fraca, a solução única é conduzi-la, dando-lhe liberdade para satisfazer todas as suas inquietações da cama.

Pessoal: a personalidade magnética, generosa, extravagante e teatral demonstra um ser imprudente, leviano, inconsequente, que não se importa com os juízos alheios. Ajuda aos seus amigos com interesse egocêntrico e exige um amor incondicional.

Intimidade: dotado de uma inteligência excepcional, não lhe é difícil alcançar o sucesso nos negócios. Possui muita fé em si mesmo e uma insatisfação geral por ser imprudente, leviano, inconsequente.

Serpente

Indisciplinada, inteligente, teimosa, exagerada, curiosa, intuitiva, calma, perceptiva, lúcida,

egoísta, impulsiva, controladora, traiçoeira, imoral e sem escrúpulos.

Social: amante das artes, capta ideias e intenções com facilidade.

Familiar: é sedutora, sensual e afetuosa. Com grandes anseios de voos, nunca se entrega a uma paixão; casar nunca.

Pessoal: individualista, rápida e eficiente, sabe penetrar nos locais mais escondidos e obter a informação ou aquilo que quer.

Intimidade: controladora, traiçoeira, imoral e sem escrúpulos.

Cavalo

Altivo, nobre, inteligente, leal, amoroso, independente, inconstante, caridoso,

simpático, volúvel, curioso e desenvolto.

Social: predomínio da inconstância. São seletivos e exigem pessoas fortes e inteligentes,

que jamais deixem a relação cair na rotina ou no tédio, que eles abominam. Por serem de caráter independente, evitam qualquer forma de domínio; não hesitam em romper um relacionamento quando ameaçados. Primam pela inconstância, não pela fidelidade.

Familiar: no amor, é volúvel e insinceros. Sexualmente, sabe agradar a todos, pois buscam um prazer mais sutil dos sentidos, provocados pelas fantasias.

Pessoal: em tudo o que faz, coloca a sua marca de intelectualidade. As coisas supérfluas e desprovidas de conteúdo não o fascinam por não oferecerem nenhum desafio à sua inteligência pR4ilegiada.

Intimidade: racional e ágil no pensar, capta o sentido oculto das palavras, gestos e expressões das pessoas. Focado em tudo o que faz, é extremamente autocrítico e exigente com as pessoas. Exibicionista na expressão e convencido por contingência.

Cabra ou carneiro

Doce, sensível, afetuosa, sentimental, caseira, desapegada de costumes e ideias.

Social: é amigo, bondoso e capta o sofrimento alheio, sendo por isso, muito procurado

pelas pessoas. Seu jeito afetuoso desperta ciúmes e invejas.

Familiar: exige sentimento, amor e sensibilidade em seus relacionamentos sempre muito sólidos e duradouros, podendo ser infiel, pois muda de paixão com rapidez. O apego à família pode torná-lo muito dependente.

Pessoal: sonhador, com uma memória prodigiosa, constantemente evoca o passado. Apreciador de todos os tipos de artes, é caprichoso, mas improdutivo. Possui medo da solidão.

Intimidade: é econômico. Faz captação com facilidade das influências negativas, absorvendo problemas alheios.

Macaco

Emotivo, justo, honrado, generoso, intuitivo, inventivo, criativo, entusiasta, fisicamente forte,

ativo, independente, determinado, respeitador, bondoso, orgulhoso, impulsivo e genial.

Social: não se deixa levar pelo racionalismo. Luta por seus sonhos, respeitando os direitos alheios. Está sempre pronto a perdoar e ajudar. Honrado em seus atos e relacionamentos, é extremamente jovial e bondoso, porém quando provocado, pode apelar para a violência, pois é muito impulsivo.

Familiar: é sedutor, charmoso, agradável, carinhoso, apaixonado, sensual e imaginativo. Dá muito valor à paixão e às fantasias amorosas, por isso tende a evitar o casamento a todo o custo. Precisa de uma relação profunda e constante para se manter em harmonia. Dá muita importância ao sexo, que é imprescindível em sua vida.

Pessoal: sua personalidade cativante é a arma utilizada para alcançar o que deseja. Sua popularidade faz com que as portas se abram com relativa facilidade.

Intimidade: emotivo e intuitivo. Não tolera injustiças e as injúrias cometidas contra ele não ficam sem resposta, mas a intuição o ajuda a se manter longe desse tipo de situação. Isso se deve ao fato de se guiar mais pela emoção do que pela razão. Excelente planejador, inspira confiança, mas sofre terR4elmente quando subordinado a alguém com um ritmo ou uma personalidade inferior à sua. O orgulho próprio é muito forte, podendo tender para a vaidade. Aprecia o conforto e as boas coisas da vida.

Galo

É o chefe, o general. Leal, orgulhoso, responsável, observador, analítico, egocêntrico, determinado e autoritário.

Social: é falador, egocêntrico, agressivo, cruel em suas opiniões a respeito das pessoas e detesta a crítica.

Perdoa com facilidade, não é vingativo.

Familiar: figura difícil. No amor, é exigente e difícil de ser levado ao casamento, porém quando casa, exige tudo a que tem direito, é leal e fiel. Tímido e retraído, não expressa seus sentimentos, o que lhe traz inúmeros problemas no relacionamento amoroso e no sexo não é o amante perfeito.

Pessoal: é meticuloso nas tarefas que desempenha e leal para com os colegas. Preocupa-se demais com o próximo, cuidando carinhosamente daqueles que precisam de sua ajuda. Não se arrisca, preferindo traçar metas e objetivos realistas e ao seu alcance. Aprecia as novidades e se entrega à vida com um entusiasmo contagiante.

Intimidade: movido por um desejo interior enorme de atingir a perfeição em todos os sentidos, inclusive no plano espiritual, prima pela simplicidade em relação aos bens materiais, pois não se deixa ofuscar pelo luxo ou pelas suas posses, que são muitas, graças a sua capacidade de ganhar dinheiro. Esse mesmo desejo quando exagerado, leva ao pessimismo, a melancolia e a insatisfação consigo mesmo. As responsabilidades não o assustam e encara-as como desafios que o levarão à evolução e ascensão profissional. Espírito observador, analítico, metódico, inteligente, charmoso, terno e encantador, preserva sua própria liberdade, mas não evita de se intrometer na liberdade alheia.

Cão

Fiel, conservador, apegado ao passado, idealista, intuitivo, pessimista, nervoso, depressivo e

ambicioso demais.

Social: valoriza a fidelidade, a integridade e a estabilidade não só para si, mas também para

a sua família. É apegado ao passado, possui hábitos muito enraizados. Idealista e tolerante, gosta de se envolver em causas humanitárias e entrega-se a elas de corpo e alma. Não guarda rancor, perdoa com facilidade e não gosta de fazer juízos de valor acerca dos outros, já que receia cometer alguma injustiça.

Familiar: no amor, é muito idealista e fidelíssimo. Tem uma grande necessidade de ser amado e tranquilizado, em contrapartida dá proteção, confiança e atenção. Para ele, o casamento é para sempre. No amor, é fiel e dedicado, embora um tanto pessimista e desconfiado. Quando se apega demasiado a uma pessoa, acaba criando uma dependência mórbida, que o torna ciumento e possessivo, incapaz de ver os aspectos positivos da relação. O medo de ser desprezado ou abandonado o aterroriza.

Pessoal: como possui uma intuição muito apurada, consegue detectar todos aqueles que o tentam enganar. Bondoso, otimista, hospitaleiro e cordial, preocupa-se com o bem-estar de todos, sendo o mais agradável possível com eles. Dotado de uma criatividade artística sem limites, se realiza e realiza seus sonhos através da arte.

Intimidade: possui uma facilidade enorme de conquistar e seduzir o sexo oposto, estando sempre à procura de uma grande paixão. Busca o belo e a harmonia nas pessoas, em decorrência da sua natureza sensível e apreciadora da estética perfeita. Quando a encontra, dedica-se totalmente à pessoa amada, dando e exigindo na mesma medida. Valoriza muito o sexo e nada é mais estimulante para ele que encarar uma nova conquista, quanto mais difícil, melhor.

Porco

Personalidade forte, gentil, generoso, tolerante, honesto, sincero, alegre, otimista, estudioso,

orgulhoso, invejoso, agressivo, instintivo e vingativo.

Social: gosta de ler e estudar variados assuntos incluindo filosofia e esoterismo.

Sua cultura geral é vastíssima e impressionante. Seu otimismo e sua sensualidade criam um clima agradável, principalmente para parceiros ansiosos ou pessimistas.

Familiar: no amor, é sensual e fogoso. Valoriza imensamente a paixão e apaixona-se com facilidade. Dá um valor extremo à necessidade sexual. É fiel e muito exigente na escolha do parceiro. Ciumento, seu desejo de posse e domínio ofusca muitas vezes sua sensualidade e seu poder de atração.

Pessoal: é gentil, generoso, tolerante, bom ouvinte e desconfiado. Só fala quando tem certeza. Perdoa com muita facilidade e acredita nas pessoas. Emocionalmente fechado em assuntos amorosos, pode ser áspero e rude.

Intimidade: é de personalidade forte. Sua força interior é extraordinária e tem um domínio sobre as outras pessoas. Não fala muito, sendo um excelente observador.

Cobra_edited.png
Tigre_edited.png
Dragão_edited.png
Cavalo_edited.png
Cabra_edited.png
Macaco_edited.png
Galo_edited.png
Cão_edited.png
Porco_edited.png