Canais da Mente

O processo de exteriorização do pensamento surge do Espírito para a alma etérea em forma de inspirações e sonhos que atingem a Mente, a memória, onde as informações se combinam formando o pensamento consciente que chega ao corpo e se exteriorizam e se transformam na associação com as sensações do meio em que nos encontramos enriquecendo o espírito com novas experiências e pensamentos ao fazer o percurso inverso do corpo para o espírito.

Como se dá esse processo?

Nosso corpo é composto de seis grandes canais de energias associadas aos sistemas internos. De modo semelhante, temos seis chakras principais vinculados a importantes glândulas endógenas. Estes órgãos energéticos (os chakras) têm a função de realizar e manter as transferências das energias vindas dos diversos reinos da natureza (energias cósmicas e ambientais), contribuindo para a integração do interior com o exterior, com os seus canais de energias psíquico e mental em nível mais profundo que os seis grandes canais principais de energia citados anteriormente.

O Espírito controla a Mente\Memória e nutre os sonhos e o subconsciente. Ainda armazena a memória passada e a essência que sustenta toda a vida física e mental do homem. Uma essência do rim forte faz com que a memória passada fique no passado ou inconsciente; uma essência fraca, libera conteúdos inconscientes, enfraquece os sonhos e a memória fica sem controle.

A energia do espírito é inconsciente para a forma de vida física, no entanto, o espírito dirige a vida orgânica controlando a Mente no direcionamento do corpo e criando os sonhos com os quais distribui suas energias de aspirações ao equilíbrio com a Natureza. Nesse nível temos o inconsciente sublime, seguido do inconsciente inferior e superior.

Inconsciente sublime

 A consciência profunda, o espírito, registra, grava no inconsciente sublime todas as experiências vividas que estão de acordo com a sua missão, com o significado, com a razão de sua existência. Esse nível reflete a individualidade ou quem sou, o que faço e o porquê.

Inconsciente superior

A Consciência profunda deixa as aspirações do ser humano, seu futuro, suas conquistas a serem realizadas gravados no inconsciente superior de forma latente e adormecidas, em estado de inconsciência. Por isso, o Inconsciente Superior é responsável pelo reflexo mental dos processos da evolução. A partir dele, surgem a vontade, a determinação e a força do Espírito, que sustenta a meta de realização dos sonhos. Um manancial de energia celeste envolve o Inconsciente superior que é o ápice do Yang corporal, onde a Natureza colocou o Chacra Coronário.

Chacra Coronário

Através deste chakra, a energia do inconsciente se expande e materializa-se na glândula pineal, de onde uma rede de fibras nervosas leva as energias que se expandem por todo o cérebro. Essas energias irrigam de vitalidade os canais, os órgãos e as demais glândulas endócrinas, estabelecendo circuitos especializados, que beneficiam o sangue e o organismo em geral.

Inconsciente inferior

As experiências mal vividas ou rejeitadas ficam na zona inferior e assim que forem vivenciadas conscientemente e se igualarem às vibrações da consciência profunda vão para a zona sublime.

O contato com o ambiente e os relacionamentos, todos são registrados pelo subconsciente. As emoções são captadas pelo chacra cardíaco e podem se dirigir ao inconsciente, chacra coronário, assim, como o inconsciente também registra vibrações no subconsciente, todas as vibrações da mente podem se tornar consciente no momento apropriado. O chacra Cardíaco é o chacra do coração (Mente). Está localizado no mediastino, bem no meio do tórax. Relacionamentos, amizade, compreensão, compaixão, equilíbrio de contrastes, busca de harmonia, paz interna e amor. Controla o ritmo cardíaco, equilibra os sentimentos, produz o sangue e auxilia na sua oxigenação. O chacra Cardíaco conecta-se à energia do céu pelo contato direto com o chacra coronário. Isso se reflete na distribuição harmônica da essência dos alimentos para o corpo inteiro.

Subconsciente

Energias provenientes do ambiente e do inconsciente que podem se tornar consciente formam o subconsciente. Essas energias influenciam o pensamento e os sonhos e nutrem a Mente. As vibrações do subconsciente são instintivas e automáticas. É um arquivo muito ligado às experiências. Ele atua por automatismo, é irracional, estático, extremamente vinculado à personalidade. Informações subconscientes afloram nos sonhos, nos distúrbios neuróticos, nos transtornos de comunicação ou problemas da fala e de escrita.

Todas as vibrações do ambiente em que vivemos nos atingem. Seja através de palavras, pensamentos ou atos, seus ou de terceiros, sejam positivos ou negativos. Basta que você os aceite e eles se alojam no subconsciente de forma a acessar o consciente no momento adequado. O acesso das vibrações acontece pelo Chacra Frontal, o chacra do subconsciente (Alma Etérea), que está localizado na testa é ele que dinamiza as atividades do Espírito através dos sentidos do tato, da audição, visão e olfato.

Chacra Laríngeo

O Chacra Laríngeo é também o chacra do subconsciente (Alma Etérea). Fica localizado bem no pescoço, na laringe, é claro. Ele proporciona a força na expressão, na criatividade. Abrangendo a região correspondente à tireoide, atua também no controle e distribuição hormonal e no gerenciamento da fala. A criatividade, a capacidade de sonhar e de determinar são da alma etérea e é fortalecida pela sua associação ao Chacra Frontal, que também atua diretamente sobre o Triplo Aquecedor ao influenciar o sistema endócrino, a inteligência, a sabedoria, a ciência e a arte. 

A sinergia dos Chacras se condensam num campo mental (o Triplo Aquecedor), que é composto pelo aquecedor Superior, Médio e Inferior. É esse campo mental que aciona e mantém a sinergia funcional dos órgãos internos na Alma Corpórea. O Aquecedor Superior contém as vibrações dos chakras Coronário, Frontal, Laríngeo e Cardíaco. Abrange os órgãos Pulmão e Coração. O aquecedor médio contém as vibrações dos chakras Umbilical e Esplênico e é composto pelo estômago e baço. O inferior contém a vibração do chacra Genésico, que abrange o fígado, os intestinos e os rins. Através do triplo aquecedor, os chakras podem condensar energia no corpo e movimentá-las na forma de fluidos corporais. O equilíbrio dos chacras reflete-se no funcionamento do Triplo Aquecedor e nos órgãos. De modo recíproco, desarmonias orgânicas se refletem no Triplo Aquecedor e nos chakras.

A Mente controla a forma corporal, nutre o pensamento e a memória atual e conduz as ações do consciente sempre na busca do melhor \ do prazer. A satisfação da vontade que é do Espírito, é ligada a toda e qualquer conduta humana, apresentando-se sob variada conceituação ou forma com que seja identificada a se manifestar no corpo físico.

Assim que o consciente toma conhecimento de tal possibilidade, uma resposta emocional da mente subconsciente auxilia na seleção da resposta instintiva comportamental, e a energia subconsciente organiza e/ou reprograma a existência física, através do Chacra Umbilical ou Plexo Solar (o chacra do subconsciente - Alma corpórea).

Chacra Umbilical

É o Chacra Umbilical que armazena as emoções vividas, por isso ele tem a missão de proporcionar a interação com o mundo. No relacionamento interior, realiza o metabolismo do sistema digestivo. No relacionamento exterior, coordena as interações sociais devido a sua conexão com o chacra do coração, colaborando na movimentação das energias que irrigam todo o corpo físico através da corrente sanguínea. Essa conexão demonstra como a Mente consegue gerar energia de acordo com as aspirações e desejos oriundos dos arquivos do chacra Umbilical.

O pensamento influencia o Espírito e nutre a atividade consciente.

Não se pode falar do que não se sabe nem pensar naquilo que não se encontra em nossa mente. A mente possui informações e energias provenientes do inconsciente e do consciente. As do inconsciente chegam ao consciente em forma de inspiração e ideias. As conscientes, são todas aquelas às quais damos atenção em nosso dia a dia. A concatenação dessas informações, dessas ideias formam o pensamento. O pensamento é, desse modo, produto da mente e é ele quem cria a vida que desejamos. Ele quem dá vida aos nossos sonhos.  O pensamento claro e harmônico gera atitude edificante, que interfere nas células e na saúde física através do chacra esplênico.

Chacra Esplênico

O Chacra Esplênico é o chacra do subconsciente (Concentração). Capta energia do céu na forma de energia solar, transforma e irradia para a alma corpórea e para o chacra cardíaco, contribuindo assim para a evolução da Mente e para a produção do plasma sanguíneo. Distribui a energia dos alimentos por todo o corpo e auxilia na distribuição de sangue, regulando a digestão dos alimentos e a transformação destes pelo Baço e pelo Estômago. Um chacra esplênico equilibrado proporciona energia à personalidade em forma de afetividade, atividade e concentração.

A alma corpórea influencia a alma etérea ou subconsciente e nutre o espírito ou o inconsciente. É o modelo organizador da forma do corpo físico.

 Após a fecundação, elaborado o corpo, desperta o consciente. O consciente ou a consciência atual, inicialmente, tem somente os instintos básicos a se impor, gerando informações novas com os mecanismos de sobrevivência. Essas informações, aos poucos, vão se incorporando aos campos mentais subconsciente e inconsciente até irradiar-se em seu entorno como aura humana.

Chacra Genésico

A ligação dos campos mentais ao corpo se dá pelo Chacra Genésico. É o chacra do subconsciente (Portal da dimensão física), que metaboliza as energias inconsciente e subconsciente, produzindo energia de formação e manutenção da forma física. Conecta o ser humano com a Terra. Comanda a separação do “puro” e do “impuro”, a eliminação dos excessos para fora do corpo e da energia Telúrica para o interior. Responsável pela metabolização dos instintos, de que se utiliza para o desenvolvimento da energia de formação e manutenção da forma física. Através deste chacra é que a energia Fogo do portão da vitalidade – kundalini – surge e é distribuída conforme a destinação específica. Ligado às glândulas suprarrenais e ao elemento água, rege os ossos, os músculos, a coluna vertebral, o quadril, as pernas e participa de todo processo metabólico dos sistemas do corpo.

Psicosfera humana

Esse processo de transmissão de energia forma uma irradiação eletromagnética em torno do sistema nervoso. Irradiação esta que irá compor a psicosfera humana, onde se encontram os canais de energia. Canais estes que modelam as ramificações das células nervosas na alma corpórea e compõem o Triplo Aquecedor (um sistema de abastecimento vital do corpo físico). Os canais de energia, dessa forma, são intimamente relacionados com os chacras e o com os sistemas do corpo, principalmente com o sistema circulatório, por onde a energia atinge cada célula do corpo.

Os chacras no campo psíquico e os plexos no corpo físico executam a transformação das energias do céu e telúrica, qualquer que seja a forma com que essas energias venham a se manifestar.