Canais de Energia

A Medicina Oriental tem um enfoque preventivo no observar a Natureza como um todo, o que Lavoisier representou muito bem ao dizer que “na Natureza nada se cria tudo se transforma” é a prática da Naturopatia.

Tomando como base os ensinamentos dos sábios da antiguidade e as observações científicas da atualidade concluímos que os músculos, os vasos, os nervos, são a transformação, a materialização, dos canais de energia e os fluidos corpóreos a materialização da energia que flui nos vasos e nos espaços entre os nervos e músculos.

Canais Principais

Canais de Conexão

Canais Musculares

Canais Divergentes

Vasos Maravilhosos

 

Origem e Concentração

Sobre os canais de energia é importantíssimo saber sua origem e concentração, ou seja, onde começa o movimento da energia e onde ela converge para a extremidade oposta do  canal.

É esse conhecimento que possibilitará o equilíbrio do corpo físico e astral, protegendo-os de fatores patogênicos externos (vento, frio, calor e umidade).

O canal Yang Maior B-Id abre-se no exterior, sua origem é no B-67 (Zhiyin) e a concentração é em B-1 (Jingming), ponto onde a energia busca o canal do Id.

O Yang Brilhante E – IG se fecha no interior, sua origem é no E-45 (Lidui) e a concentração é na testa em E-8 (Towei), ponto onde a energia busca o canal do IG.

O Yang Menor VB – TA é como um eixo que regula o Yang Maior e o Menor sua origem é no VB-44 (Zuqiaoyin) e a concentração é na orelha área onde a energia busca o canal do TA.

Assim se o eixo falha a abertura e o fechamento ficam comprometidos, ou seja, ocorre falha na comunicação do canal com o exterior e com o interior.

Quando na terapia se pretende tratar um grande canal é importante que se utilize os pontos de origem potencializando o tratamento com o ponto de concentração.

                                                              Tratamento utilizando os Grandes canais yang

 

 

 

       Raízes e Ramos

Raízes são áreas do canal em que a energia se junta a parte superior do corpo;

Ramo é a ramificação, expansão da energia na extremidade superior do canal.

Raízes e Ramos fazem a harmonização da parte superior e inferior do canal.

Tratamento utilizando os Grandes canais