PONTOS JANELA DO CÉU

São 10 pontos estrategicamente localizados de modo a realizar a regulação energética do corpo conduzindo Yang puro para o alto são eles:

E9 (Renying): Pulso do homem: a 0,5 cun lateral a ponta do pomo de adão.

IG-18 (Futu) Proeminência de 3 cun: fica na margem posterior do músculo esternocleidomastóideo, lateralmente ao E9 (Renying).

CS-1 (Tianchi) Lago celestial: No tórax, no quarto espaço intercostal, 1 cun lateral ao mamilo e 4 cun laterais à linha média anterior.

VG-16 (Fengu) Palácio dos ventos: Na nuca, sobre a linha mediana posterior, 1 cun superior à linha posterior de inserção do cabelo, imediatamente abaixo da protuberância occipital externa.

TA-16 (Tianyou) Janela celestial: Na lateral do pescoço, diretamente abaixo da borda posterior do processo mastóide, e tangenciando a borda posterior do músculo esternocleidomastóideo, na altura do ângulo mandibular.

ID-17 (Tianrong) Hospede celestial: No aspecto lateral do pescoço, posterior ao ângulo da mandíbula, imediatamente anterior à borda do músculo esternocleidomasteóideo.

 ID-16 (Tianchuang) Janela celestial: No aspecto lateral do pescoço, posterior ao músculo esternocleidomastóideo e a IG-18 (utu), ao nível da incisura tireóidea da cartilagem tiroidiana.

B-10 (Tianzhu) Pilar do celestial: Na nuca, lateralmente à borda lateral do músculo trapézio, 1,3 cun lateral ao ponto médio da linha posterior de inserção do cabelo.

P-3 (Tianfu) Palácio do Céu: No lado interno do braço, 3 cun distais à extremidade da prega axilar anterior, no sulco bicipital lateral.

VC-22 (Tiantu) Proeminência do céu: No pescoço e na linha mediana anterior, no centro da fossa superior do externo.