Fisiologia Energética da Mente-3 Aula-2-3 A energia do Movimento e do Elemento Terra

Atualizado: 7 de jul.

https://youtu.be/5E5OeFS1VXI

Anteriormente em Fisiologia Energética da Mente-3 Aula1 vimos que:

Crenças e pensamentos habituais se materializam, se tornam realidade em tua vida. É a influência do meio, do contexto, do ambiente, através da percepção pelos sentidos que vão ativar a Mente.

No capítulo de hoje falaremos as influências psíquicas internas e externas do movimento Terra. A Energia do movimento Terra tem a direção para o centro. A cor Terra e amarela, o sabor e o doce, o clima e úmido, o odor e o aromático.

Como uma mãezona que se dá a todos esquecendo-se de si mesma, Terra recebe todos os elementos ao final de cada estação para recompô-los energeticamente.

Atua na coordenação das ideias, das opiniões, na reflexão.

Atua sobre o elemento Água, dando ao espírito os objetos de sua preocupação com o estado da Mente e da essência.

Nutre o elemento Metal favorecendo a purgação de dejetos alimentares e psíquicos. O estomago recebe do mundo exterior e do interior tudo aquilo que há para ser digerido. Dessa forma, Terra e mãezona, passiva, receptiva, dedicada e, por isso, possui grande capacidade de aceitação, abnegação, sensibilidade e faculdade de receber e de guardar.

A negação de sentimentos e o repelir emoções sobrecarrega a Mente, que para se aliviar precisa descarregar essas forças vibratórias no corpo. O caminho para isso e o sistema digestório, onde o estomago terá que receber, além dos alimentos, as emoções e os sentimentos atrofiados na Mente.

Um acúmulo na mente resulta num aumento do volume de massa corporal como excesso de gordura no organismo, obesidade, abcessos e tumores dentre outros.

A energia externa, do céu, penetra o corpo pela abertura do estomago, a boca, a energia das emoções penetra pelos órgãos psíquicos, os chacras, a digestão ocorre no elemental residente no estômago o Pensamento (Yi).

A energia do elemento Terra está sediada no Baço-Pâncreas - sede do Pensamento (Yi). Yi e Pensamento, e Intelecto, e Concentração. A Concentração e a Alma do Baço, responsável pela constituição do sistema locomotor, mais especificamente pelos tendões.

Pensamento (Yi) forma o sistema locomotor e os órgãos Baço e Estômago, com seus respectivos canais. O poder de concentração do Baço e capaz de manter, de conservar tudo em seu lugar, o que torna o baço resistente a mudanças, apresentando então apego a ideias e crenças.

O Baço envia a energia dos alimentos para o Pulmão e Coração, onde é transformada em sangue. O Baço e o Estomago juntos dão origem a Energia pós-Celestial.

Yi e a parte da nossa mente responsável pela conservação, concentração e registro das experiências.

O elemento Terra equilibrado facilita a Heurística, isto e, facilita a tomada de uma decisão normalmente complexa a partir de regras mentais aprendidas.

Como filho da Mente que contêm a memória e as informações de todas as nossas atividades, a Terra trabalha essas informações oriundas do subconsciente e do consciente, facilitando a aprendizagem.

Um pensamento Yi equilibrado dá a pessoa facilidade de expressão, de compreensão, de aprendizado ou de retenção mental.

Um pensamento Yi deficiente gera Energia Qi também deficiente, com dificuldade de concentração nos estudos e esquecimentos ou memoria atual fraca. Um pensamento Yi em excesso leva a obsessão, ao apego ao passado e ao excesso de concentração manifestado como ideia fixa.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo