Fisiologia energética da mente-1 aula- 1 a 3
Somente quem possui a capacidade de se mover por si mesmo, jamais cessará seu movimento. Sócrates
Galileu vivenciou a opressão religiosa e com coragem se tornou o pai da ciência moderna.
Ele percebeu que se uma força atuante sobre o corpo, cessasse, se não houvesse força de atrito, este corpo continuaria em movimento retilíneo uniforme.
Isaac Newton vivenciou opressão semelhante a de Galileu intolerância religiosa. Lei da inercia: na ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso e um corpo em movimento continua em movimento retilíneo uniforme.
Galileu e Newton são concordes, mas, não tiveram o olhar de Aristóteles para levar seus estudos além da matéria.
Jung foi mais longe libertando-se dos aguilhões do pensamento ao identificar no que chamou de inconsciente coletivo, as Leis gerais do psiquismo animal.
O obscurantismo retardou nosso progresso ao abafar as ideias de Platão:
por detrás de nossa realidade material existe uma realidade abstrata, denominando-a de “o Mundo das ideias”.
Neste Mundo estão as Leis da Natureza, as ideias primordiais, ideias perfeitas, que por serem perfeitas são eternas.
O mundo dos sentidos para Platão é o mundo que habitamos, o mundo material. Este mundo é uma cópia do mundo das ideias. No entanto, por ser uma cópia, ele está sujeito ao erro e não é eterno, tem um tempo de duração.
É do mundo das ideias que chegam as grandes descobertas no mundo dos sentidos.
Newton
Mercator a Logarithmotechnia professor Barrow.
O professor Barrow era extrovertido, enquanto Newton era tímido e retraído. Os complementares foram colocados juntos pela Natureza
no dizer de Louis Pasteur “A experiência e a sorte - só favorece os espíritos preparados. ”
(Os grandes cientistas: ISAAC NEWTON-editora Globo)
Abraham Lincoln
Enquanto Isaac Newton concluiu que massa atraía massa, Einstein observou que a gravidade atraía a luz, que não tem massa, mas tem energia. Então Einstein demonstrou que a atração não é provocada pela massa, mas sim pela energia; é energia atraindo energia.
Outra característica descrita por Einstein a respeito da velocidade da luz é aquela em que quanto mais próximo se está da velocidade da luz, mais lento o tempo passa.
A Teoria da Relatividade ilumina o entendimento da dimensão energética, onde o tempo, a idade do Self, a idade espiritual, é a resultante, é o somatório das experiências vividas conscientemente, ou seja, a idade é atemporal, pois existe no mundo das ideias.
A idade mental (experiências vividas) lhe proporciona uma força mental, que sob o pensamento da mecânica clássica, é produto da sua matéria mental pela aceleração a ela imprimida (F = m x a).
Força mental = Matéria mental x concentração mental
“Gato escaldado tem medo de água fria”.
A força mental do mesmo generalizou que toda água é escaldante, o que gerou uma fobia.
Uma mente instável é suscetível. Sofre interferência e se perde da sua posição de equilíbrio.
Uma mente indiferente sofre interferência, mantém o seu estado de equilíbrio, mas permanece com sua matéria mental inalterada, independente do meio, não aprendendo com as experiências. Como exemplo: os mendigos, os maria vai com as outras.
Uma mente estável sofre interferência e permanece em equilíbrio. Um belo exemplo aqui seria Gandhi.