Fisiologia Energética da Mente-2 Aula1
Atualizado: 13 de jun. de 2022
O processo cognitivo humano é semelhante ao empresarial:
Uma pesquisa de mercado gera informações, sobre as necessidades do cliente.
Algo idêntico acontece com a geração de energia corpórea.
Em nós, seres humanos, a informação é gerada pelos sentidos (consciente), vai ao subconsciente e é gravada na memória como aprendizado do processo.
Por exemplo: ao sofrermos um susto por assalto pela primeira vez, a forma como sentimos e agimos a esse fato atravessa o subconsciente e vai à mente, onde fica armazenada a memória do fato.
E o resultado da experiência será submetido à consciência e gravado no inconsciente, deixando de ser um reflexo da mente para se tornar um instinto ou uma virtude.
A avaliação do processo é uma constante de tal forma que com a repetição de uma experiência, a resposta consciente é mais rápida pois passa a ser um reflexo da mente.
O Consciente sustenta o Inconsciente e controla o Subconsciente.
Tudo o que o Consciente observa é submetido ao crivo do Inconsciente e fica gravado de modo subconsciente, de tal forma que poderá ou não voltar ao consciente.
Cada uma de suas percepções conscientes é assinalada primeiramente em seu íntimo e depois no veículo físico, até que sua consciência interior (seu inconsciente) se torne o seu consciente, e desse modo, se desfaça da personalidade e descubra a sua individualidade.
E isso só acontecerá quando tomar consciência do seu arquivo mental, compará-lo aos fatos da vida atual e assim, avaliar e analisar se suas ideias inatas estão de acordo com a sua consciência interior, sublimando cada experiência de vida.
A Natureza comporta cinco elementos: Alma Etérea (Hum), Mente, Pensamento (Yi), Alma Corpórea (Po) e Espírito (Zhi); e cinco movimentos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.
As energias externas ao homem são regidas pelos cinco movimentos, e as internas são regidas pelos cinco elementos.
A geração da energia é responsabilidade de cinco órgãos internos.
A energia dos movimentos só se altera quando há desequilíbrio ecológico.
As energias dos elementos variam de acordo com a conduta do homem.
A conduta do homem sofre influências da sociedade em que vive e do prazer que essa conduta possa lhe dar, porém tudo pode acontecer de acordo com aquilo que chama a atenção do homem, da sua consciência de mundo.
O consciente do homem vem sendo relacionado a ações cerebrais, porém sabemos que o cérebro é apenas uma parte desse todo maravilhoso denominado Ser Humano.
Associamos o consciente ao órgão pulmão por estar ligado ao maior órgão sensitivo do corpo, a nossa pele.
Sabemos ainda que o Movimento Metal gera o órgão Pulmão e seu acoplado, o Intestino Grosso. Lembro também que o Elemento Metal é a Alma Corpórea. Agora vamos buscar a utilização prática e harmônica existente no meio ambiente energético externo e interno do indivíduo, através do Movimento Metal, do Elemento Alma Corpórea e do Órgão Pulmão estudaremos a vida consciente do homem.