Canal de Energia Principal do Pulmão

Canal de Energia Principal do Pulmão

Nasce no Aquecedor Médio (próximo a saída do estômago); se conecta ao Intestino Grosso; sobe cruzando o Estômago e o Diafragma; penetra o Pulmão; sobe à garganta e se direciona lateralmente para um ponto abaixo da clavícula, onde o canal sobe à superfície; segue passando anteriormente à axila; percorre o braço alinhando com a extremidade da prega de flexão mais proximal do punho; daí, segue ao longo da borda anterior do rádio até o ângulo ungueal proximal do dedo polegar, onde a Energia salta para o ângulo ungueal do dedo indicador e inverte seu sentido, passando a ser centrípeta ao penetrar o Canal do Intestino Grosso.

 

Sinais sintomas do canal do Pulmão

Podemos observar pelo trajeto do canal que o desequilíbrio pode se mostrar como distensão e plenitude do tórax, dor na fossa supraclavicular, dor no ombro estendendo-se ao tórax, sensação de opressão no tórax, palmas das mãos quentes, sensação de frio, entorpecimento ou dor ao longo do canal.

 

Canal de Conexão do pulmão parte da prega anterior mais proximal ao punho.

 

Canal de Conexão Longitudinal do Pulmão

O Canal de Conexão Longitudinal do Pulmão começa na extremidade da prega de flexão mais proximal do punho; segue pela eminência tenar, de modo paralelo ao Canal do Pulmão. Suas ramificações conectam o Canal do Pulmão interior e exteriormente ao Canal do Intestino Grosso.  

 

Canal de Conexão Transversal do Pulmão

Parte da prega anterior mais proximal ao punho para o ângulo ungueal do dedo indicador, Fig. 60.

 

Canal Divergente do Pulmão

Desvia-se do Canal Principal do Pulmão na axila e passa anteriormente ao Canal do Coração no peito, conecta-se com o Pulmão, de onde toma duas direções: uma desce para se dispersar no Intestino Grosso e outra sobe à garganta, onde se aproxima do Canal do Intestino Grosso.