Canal de Energia Principal do Rim
Canal de Energia Principal do Rim
O Canal de Energia Principal do Rim começa no aspecto inferior do quinto dedo do pé, ponto onde penetra a energia proveniente do canal da Bexiga; passa pela sola do pé; segue por trás do lado interno do maléolo; sobe à face Yin da perna; cruza o Meridiano do Baço; atravessa a fossa poplítea; alcança a região genital, o cóccix e região lombar, penetrando o Rim, onde um ramo desce à Bexiga; outro ramo vai ao Fígado. Atravessa o diafragma; e entra no Pulmão. Do Pulmão, um ramo se une ao Coração e flui ao tórax, conectando-se ao Pericárdio. Após conectar os órgãos Rim, Bexiga, Fígado, Pulmão e Coração, ele continua a subida passando pela garganta, indo terminar na raiz da língua.
O canal principal sobe pela região frontal muito próximo à linha média (± 50mm) até próximo a ponta do osso Externo, de onde passa a ± 2cm, mantendo essa linha até a fossa infra clavicular, de onde salta para o Canal do Pericárdio.
Sinais sintomas do canal do Rim
O desequilíbrio pode se mostrar como língua seca, inchaço da garganta, dor na região do coração, síndrome de atrofia, pés frios, dor e calor nas solas dos pés, sensação de frio, entorpecimento ou dor ao longo do canal.
Canal de conexão do Rim
Da inserção interna do tendão de Aquiles partem o canal de conexão Longitudinal e o Transversal.
Canal de conexão Longitudinal do Rim
O canal de conexão Longitudinal sobe paralelo ao canal do Rim; penetra os Intestinos, o Estômago, o Baço e o Pericárdio, de onde parte um ramo, que cruza os Pulmões e segue para a coluna, espalhando-se pela região lombar.
Canal de conexão Transversal do Rim
O Canal de conexão Transversal do Rim dirige-se da inserção interna do tendão de Aquiles para o quinto artelho conectando-se ao canal da Bexiga.
Sinais sintomas do canal de conexão do Rim
Pelo seu trajeto observamos que pode ocorrer: dor lombar, dor na sola do pé.
Canal Divergente do Rim
Ramifica-se do canal Principal do Rim na fossa poplítea; sobe até os Rins; cruza a cintura; sobe ao pescoço; converge para o canal Divergente da Bexiga; e continua a subir até a raiz da língua.