PONTOS SHU ANTIGOS ou CINCO PONTOS DE TRANSPORTE
Os pontos Shu antigos são os cinco primeiros pontos das extremidades das mãos e dos pés todos pertencem ao canal principal e manifestam a energia dos cinco movimentos madeira, fogo, terra, metal e água. Os pontos são conhecidos como:
-
Nascente, Ting, JIN ou Poço,
-
Riacho, Iong, YING ou Manancial
-
Rio, Embarcação, Yu, SHU ou Yuan (fonte),
-
King, JING ou Derivação,
-
Ho/HE, Reunião ou Mar.
Usaremos aqui a denominação Nascente, Manancial, Riacho, Rio, e Mar afim de facilitar a compreensão da função energética de cada ponto ao associar com o movimento das aguas.
-
Nascente: É o ponto mais superficial e é sempre o 1º. ponto da extremidade, que pode ser o primeiro ou o último ponto do canal, por estar na extremidade é nesse ponto que ocorre a troca de polaridade.
-
Manancial: é sempre o 2º. Ponto da extremidade, fica nas articulações das falanges.
-
Rio: é o 3º. Ponto da extremidade fica na região do metacarpo e metatarso a exceção é o VB41
-
Derivação: é o 4º. Ponto da extremidade fica na região dos punhos e tornozelos, mas nem sempre o 4º.
-
Mar: Fica nas grandes articulações (joelhos e cotovelos).
Pontos Shu Antigos movimentam captam, aumentam e distribuem o Qi dos Canais de Energia Principais expelindo ou interiorizando, localizados na superfície fazem a ligação interior / exterior, e por isso estão sujeitos expostos aos Fatores Patogênicos que os podem penetrar e por eles também podem ser expulsos. A ação dos Shu Antigos é fundamentalmente energética e colaboram no tratamento dos distúrbios orgânicos.
A energias dos pontos Shu Antigos refletem as energias dos elementos do Céu e dos movimentos da Terra começando com madeira nos canais de polaridade Yin e metal nos canais de polaridade Yang, veja mais em Cronoacupuntura.
